Casa Linda, tudo em decoração, reforma e muito mais.

Decoração infantil: como fazer uma festa de aniversário para as crianças

Veja dicas de como organizar uma festa para as crianças

Por Isabela Zamboni - 23/01/2014

Recomende →

Envelope Enviar por e-mail

Quer fazer uma festa de aniversário infantil sem gastar muito? Para te ajudar nessa tarefa, Casa Linda conversou com a decoradora e empresária da Luly´s Balões e Decorações de Eventos
 Katia Moreira e com Elis Rinaldi, diretora de marketing da Rica Festa. Confira!

Economizando nos gastos da festa

De acordo com Katia, o segredo para conseguir fazer uma bela festa sem gastar muito é abusar da criatividade. “Mesmo com pouco dinheiro, é possível fazer um evento elegante e divertido. Muitas vezes podemos pegar objetos mais simples e transformá-los em algo original e bonito, basta usar a criatividade. Para deixar a mesa de aniversário bonita e colorida, podemos usar os doces, como confetes, balas de goma ou marshmallow, que deixam a mesa divertida”, explica.

Divulgação/Luly´s Balões

Divulgação/Luly´s Balões

Organizar a festa em casa é uma ótima ideia para economizar. “O famoso ‘faça você mesmo’, desde as comidinhas até a decoração sempre ajudam a economizar e deixar a festa com a carinha do seu pequeno”, acrescenta Elis Rinaldi, da Rica Festa. Preparar a decoração também é uma tarefa prática e divertida hoje em dia. “Além disso, as crianças podem colaborar com as lembrancinhas, montando as embalagens para os amigos!”, afirma.

Planejando a festa

Para qualquer evento, é necessário planejamento e organização. Katia ensina como iniciar cada etapa:

1. Planejamento: antes de qualquer coisa você precisa definir onde e quando vai fazer a festa e se preparar pelo menos com uns vinte dias com antecedência. Assim é mais tranquilo escolher cada item e você encontra tudo mais facilmente, sem estresse (e ainda consegue alguns descontinhos). Você pode escolher fazer em buffet, o que pode sair mais caro, ou fazer em casa ou no salão de festas, necessitando de algum tempo disponível. Se você não dispõe de tempo, talvez a melhor solução seja contratar um profissional que possa te auxiliar.

2. Tema da festa: o tema da festa fica por conta dos pais ou do filho – quando maiores eles já querem escolher o tema que gostam mais. Quando forem pequenos, os pais podem escolher o que mais chama a atenção da criança. Depois de escolher o tema, é hora de pesquisar as lojas que possuem os itens com o que você vai decorar, como os convites, forminhas de doces, saquinho surpresa. Se não encontrar, escolha nas cores do tema.

Divulgação/Luly´s Balões

Divulgação/Luly´s Balões

Segundo Elis, os temas de festa mais populares hoje para os pequenos são os de natureza, como jardim, corujinhas, e piquenique. “Para os meninos, dinossauros, carros e o futebol estão sempre em alta, ainda mais neste ano de Copa do Mundo. Dentre os personagens: o ‘Meu Malvado Favorito’, a ‘Galinha Pintadinha’ e o atual ‘Frozen’, da Disney”, conta. Jardim Encantado, Minnie, Princesas, os Vingadores, Aviões e Mickey também são bem queridos pelas crianças.

3. Local, data e horário: é muito importante definir o local e se atentar a alguns detalhes. Em casa, por exemplo, é bom verificar se o espaço acomoda o número de convidados ou se será necessário realizar em outro lugar. Verifique a data, veja se não cai em dia de semana ou feriado (isso pode diminuir o número de seus convidados) e horário. Se a festa for para uma criança pequena, o melhor é optar por realizar à tarde para eles aproveitarem e não ficarem muito cansados.

4. Lista de convidados: pegue um caderninho e anote o nome de todos os convidados, depois separe as crianças dos adultos para calcular a quantidade de lembrancinhas, comida e bebida que serão servidas na festa. Lembre-se de que em aniversário de 1 aninho vão mais adultos do que crianças.

Divulgação/Luly´s Balões

Divulgação/Luly´s Balões

5. Cálculo de comida e bebida: se for servir salgadinhos e docinhos, é muito importante calcular a quantidade para cada pessoa e evitar desperdícios. Calcule a seguinte porção individual: para adultos são em média 10 salgados, 5 doces, 5 copinhos de refrigerantes/água/suco e 1 e 1/2 lata de cerveja. Já as crianças consomem em média 5 salgados, 2 doces e 4 copinhos de refrigerantes/água/suco. Lembrando que essa proporção de salgados é para o tamanho normal, e não os minis. Para o bolo, calcule 1kg para 10 pessoas.

Os tradicionais brigadeiros, em vez de serem enroladinhos com granulado, podem ser servidos dentro de um copinho com um laço na colherzinha. “Outra opção que fica bem colorida e bonita e as crianças adoram, é colocar balas de gomas ou jujubas em vasinhos de vidro. O visual fica incrível e certamente renderá elogios”, acrescenta a decoradora.

6. Lembrancinhas: A lembrancinha é para cada criança ou uma para cada família. O saquinho surpresa geralmente contém balas e doces, mas é possível mudar e oferecer lembrancinhas que as crianças possam usufruir mais, como caderninho de pintar, tela com tintas, garrafinhas personalizadas, cofrinho, entre outras lembrancinhas. Vale até mesmo colocar seu filho para auxiliar nesse processo de personalização.

7- Animação e brincadeiras: para o divertimento da criançada, você pode alugar brinquedos ou se quiser ainda, contratar uma pessoa para animar e cuidar das crianças nos brinquedos. Uma dica para quem quer economizar é chamar aquele tio ou amigo da família engraçado e optar pelo aluguel de uma fantasia, ou pintar o rostinho das crianças com desenhos. Ainda, se não quiser contratar estes profissionais, encha o salão de brinquedos como bola, corda, bolinha de sabão, bambolê , papéis, lápis de cor, livrinhos, ou qualquer coisa para eles se divertirem. Dica importante: o que faz a festa ser um sucesso não é o quanto investiu para ter as melhores coisas, e sim o anfitrião da festa deixar os convidados sempre à vontade.

Divulgação/Luly´s Balões

Divulgação/Luly´s Balões

8. Fotos: para você aproveitar a festa e ter todos os momentos mágicos registrados, peça ajuda de um amigo ou alguém da família para tirar as fotos ou filmar. Assim você já economiza com o fotógrafo e registra o momento.

9. Roupa da aniversariante: antes de escolher a roupinha do seu filho, lembre-se de que durante a festa eles vão pular, correr, rolar no chão. Por isso, escolha uma roupa e um calçado que seja acima de tudo confortável.

10. O que comprar na loja de festas: convites, diferentes balas e pirulitos, pratinhos descartáveis, copinhos descartáveis, garfinhos, colheres e faquinhas, guardanapos,vela, bandejas para servir.

11. Música: a música também deve fazer parte da comemoração. O ideal é preparar uma playlist com músicas infantis que podem ser tocadas no início da festa e outra seleção com músicas para adultos, que pode ser reproduzida depois dos parabéns, quando os pais também começam aproveitar o aniversário da criança.

Decoração da festa

Aniversário de criança é sempre uma alegria até mesmos para os mais crescidinhos. “Os balões não podem faltar na decoração. Além de enfeitar, eles deixam o ambiente alegre e colorido, inclusive podem ser usados como arranjo de mesa, sem contar que é sucesso absoluto entre as crianças”, afirma Katia.

Divulgação/Luly´s Balões

Divulgação/Luly´s Balões

Uma decoração bem feita deixa sua festa alegre e colorida, permitindo que você tire várias fotos com seus amigos e familiares para guardar de recordação.

Consultoria

Elis Rinaldi – Diretora de marketing da Rica Festa
Katia Moreira – Decoradora e empresária da Luly´s Balões e Decorações de Eventos