Casa Linda, tudo em decoração, reforma e muito mais.

Salas escuras: como deixá-las mais iluminadas

Veja como deixar o ambiente mais cheio de vida

Por Isabela Zamboni - 09/09/2013

Recomende →

Envelope Enviar por e-mail
Thinkstock/Getty Images

Thinkstock/Getty Images

Ambientes escuros muitas vezes criam um clima pesado dentro de casa. Deixar a luz natural adentrar no ambiente pode ser muito vantajoso, tanto para facilitar as atividades do dia a dia quanto para deixar o ambiente mais alegre e cheio de vida. Veja dicas das arquitetas Walkiria D’Puig e Luiza Hartmann e saiba deixar sua casa mais iluminada.

Casa muito escura

Para deixar a casa mais clara, primeiro é preciso observar por que existe pouca luz no ambiente. “Opções para clarear a casa seriam paredes com cores claras, iluminação natural através de clarabóias ou tijolos de vidro, piso com cores claras e até na hora da escolha do mobiliário é importante atentar para não tornar o ambiente pesado”, dizem as especialistas.

Em relação às cortinas, é preciso tomar cuidado para não escolher tecidos muito escuros, já que sua principal intenção, nesse caso, é não diminuir a claridade do cômodo. “Para não diminuir a entrada de luz, é interessante utilizar tecidos leves de fibras naturais ou voil com cores claras, branco ou em tons de palha ou gelo”, comentam.

O piso também deve ser escolhido com cautela, principalmente se for de madeira. “A diversidade é grande e, se o ambiente não for muito amplo, deve-se optar pelos tons mais claros. Isso serve também para todos os outros tipos de pisos, como porcelanatos e até carpetes”, conta Walkiria.

Aposte na reforma

Se voce já tentou de tudo, mas a casa continua escura, o jeito é investir na reforma. “Para reformas, é importante observar o que há na casa. Se o piso for escuro, pode-se trabalhar com tapetes claros pontuais, revestimentos ou papeis de paredes de cores claras e buscar aberturas externas onde for adequado, permitindo a entrada de luz natural”, aconselham as especialistas.

Tipos de luzes

Além da iluminação natural, também é necessário investir nas lâmpadas e luminárias corretas. “Em ambientes escuros é mais eficiente a utilização de luzes brancas, pois as amarelas deixam o ambiente mais apagado. A utilização de abajures ou luminárias de piso é uma ótima estratégia para reforçar a iluminação sem precisar modificar as instalações elétricas”, contam Walkiria e Luiza.

Truques práticos

Existem ainda outras alternativas para deixar sua casa mais iluminada. A utilização de espelhos é uma grande arma para dar mais luminosidade e também amplitude ao ambiente, além de deixar o espaço mais charmoso. “No entanto, deve-se tomar cuidado com o que será colocado em frente ao espelho, já que ele reflete o objeto em sua totalidade. Janelas em vidro ou paredes com tijolos de vidro também são boas armas para trazer luz natural aos ambientes”, concluem as arquitetas.

Thinkstock/Getty Images

Thinkstock/Getty Images

Consultoria

Arq. Walkiria D’Puig, sócia do escritório Lynx Arquitetura, juntamente com a Arq. Luiza Hartmann
www.lynxarquitetura.com.br